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De: ObbaNiwe1
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10- parte

Foi na beira de um riacho que o Rei Larô o primeiro Ataojá, título dos Obás da região de Ijexá na Nigéria, fez um pacto com este Orixá. Sob a forma de peixe ela dirige-se ao rei, que faz construir, neste local mítico o templo de Oxum, em Osogbo onde ainda se cultua o orixá Oxum.

Os iyêiyê, aves míticas ligadas aos ancestrais femininos, são lembrados também nos cânticos e de forma especial nas louvações dedicadas a Oxum – ora Iyêiyê ô – saudando uma das mais prestigiosas e muitas vezes temida, mãe ancestral.
Dela também se diz ser a grande feiticeira.


E mais um cântico ecoa.....

Igbá ìyawó igbá si Òsun ó réwà
Igbá ìyawó igbá si Òsun ó réwà
Àwá sin e ki igbá réwà réwà
Igbá ìyawó igbá si Òsun ó réwà
Ibá iawó

(cabaça contendo tecidos,roupas.alimentos e pertences da noiva)é para Oxum no dia do seu casamento.
Nós cultuamos a formosa noiva que recebeu linda cabaça de presente de casamento.
Oxum estava linda no dia do seu casamento.

O Ibá Iaô, a cabaça da noiva, pode também aludir a um outro tipo de aliança ou de compromisso.

Como as noivas de hoje e de antigamente, os Iaôs quando de sua iniciação preparam seu enxoval,recebendo também presentes dos mais próximos de sua futura família mítica, para que este possa brilhar no dia da cerimônia do enlace ou da sua iniciação.

Lentamente a senhora dos rios despede-se dos convidados,e outros acordes são executados para saudar Obá.

As Ekejis certificam-se de que Oxum não esteja mais presente na sala.

Os convivas de Obaladô estãoradiantes seguindo a cadencia dos ilús,uma batida mais forte do run,vem ela Oba a Yabá guerreira,a grande caçadora das florestas.

Ao compaço do som suavemente retira a adaga presa o ao busto colocando em seu lugar o ofá. Elegantemente com a adaga em punho avança graciosamente e começa seu bailado cadenciado ao cântico de...

Obá e'léékò àjà òsì
Àjàgbà e'léékó àjà òsì
Orò awo mò gbo Oba
Àjàgbà e'lééko àjà òsì

Obá da sociedade Elekó,guardiã da esquerda.
Anciã,guardiã da esquerda na sociedade Elekó.
O ritual do mistério é entendido e ouvido por
Obá.
Anciã,guardiã da esquerda na sociedade Elekó.

O Cântico fala da sociedade Elekó,informando que Obá é sua suprema guardiã.Pouco se sabe desta sociedade secreta de mulheres no Brasil,"se bem que seu título principal de Ìyà-Egbé é o que ostenta a chefe da comunidade nos 'terreiros'Lésé Egún.

Por outro lado,Oba representação coletivas dos ancestres femininos,venerados nestasociedade,é cultuada nos 'terreiros' Lese Òrìsà.

Terminado este primeiro cântico,relembrando o papel de guardiã dos segredos da sociedade Elekó,Obá retoma o seu Ofá guardado no atacã e com um gesto incisivo, solicita o escudo que ela confiara a um dos presentes.

Um novo ritmo laudatório se aproxima saudando a guerreira das florestas através de passos rápidos, numa caçada, onde numa das mãos exibe o arco e flecha, mostrando destreza daquela que se rivaliza, no ofício,com o maior dos caçadores,Oxossi.


Ìtí wéré
Ofà e rè wé.

Do trono de madeira rapidamente ela constrói
seu arco e flechas que saem serpenteando

Pó pò pó
Fà de wá
Ni pò pó pó
Ele nú o !

Soando como um tambor abafado,o Ofá chegou até nós.
Soando como um tambor abafado, a proprietária o perdeu.

Ìya ele nú o
Obà e'léékò dele
Obà Sábà o
Obà ó dìbò ké ré

(Quando) A mãe está enfraquecida
Obá da sociedade Elekô,volta para casa,
faz adivinhação,prepara uma armadilha e volta a sair.

E bárin è pó
Ó dìbò ké ré

E vai em direção (à casa)
Faz adivinhação,prepara armadilha e volta a sair.

Obá é rápida como a sua flecha.Dela é dito ser uma caçadora ta eficiente e talvez melhor que a maioria dos caçadores.

Foi por isso que teve o respeito de Oxossi,o grande caçador. Dizem que foi ele quem ensinou a ela esta arte,e ela aprendeu com maestria.Oba é obsessiva e seu instinto guerreiro sempre a faz pelejar.

Porém,quando sente que as forças acabam,volta para casa (floresta) recupera-se e retorna rapidamente.A casa é o lugar da magia,da
consulta a Ifá, deus da adivinhação.
E é disto que falam os cânticos acima.

(continua